You are currently viewing CRA-RO e Prefeitura de Porto Velho Discutem Utilização do IGM-CFA para Planejamento Estratégico Municipal

CRA-RO e Prefeitura de Porto Velho Discutem Utilização do IGM-CFA para Planejamento Estratégico Municipal

O Conselho Regional de Administração de Rondônia (CRA-RO) e a Prefeitura de Porto Velho se reuniram recentemente para dialogar a implementação do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) como uma ferramenta de apoio na gestão e no planejamento estratégico da capital. O encontro, que ocorreu ontem (22), contou com a presença do presidente do CRA-RO, Adm. Inácio Guedes, e da diretora de fiscalização e desenvolvimento institucional, Admª. Isabela Müller. Representando a prefeitura, participaram o secretário municipal de planejamento, orçamento e gestão, Sergio Luiz Pacífico, e o subsecretário de gestão institucional, Rafael Figueiredo Martins Dias, além da gerente de informações estatísticas, indicadores e análises, Admª. Ainara Alícia Varjão dos Santos.

O IGM-CFA é uma ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para auxiliar gestores públicos na tomada de decisões. A ferramenta oferece indicadores de eficiência, eficácia e efetividade das administrações municipais, com base em dados públicos. Ao discutir a aplicação do índice em Porto Velho, o objetivo é subsidiar a construção de um planejamento estratégico mais robusto, baseado em dados e evidências, de forma a promover o desenvolvimento sustentável do município.

Durante a reunião, Adm. Inácio Guedes destacou a importância da adoção de ferramentas como o IGM-CFA para modernizar a administração pública e aprimorar os processos de gestão. “O uso de indicadores precisos e bem estruturados como o IGM pode direcionar o planejamento municipal de maneira mais eficaz, trazendo resultados que impactam diretamente na vida dos cidadãos”, afirmou o presidente do CRA-RO.

A reunião representou um passo importante na parceria entre o CRA-RO e a Prefeitura de Porto Velho, reforçando o compromisso com a promoção de uma gestão pública eficiente e voltada para resultados. O próximo passo será a elaboração de um plano de trabalho conjunto para capacitar os servidores da prefeitura no uso do IGM-CFA e, a partir daí, integrá-lo ao processo de planejamento estratégico municipal.